Este Natal recebi uma prenda muito especial...a minha mana, já na certeza desta despedida, deu-me um livro extraordinario que me tem feito companhia nestes dias em Nova Iorque.
Chama-se "Sinto muito"... são histórias quebradas, memórias, pedaços de tempo, sentimentos... de um médico, pediatra, neurooncologista, que vem para Nova Iorque para aprender Medicina, e que acaba por aprender a Vida...
Ler este livro tem-me feito redescobrir todos os motivos porque fui para Medicina, porque sou Oncologista, porque vim para Nova Iorque...às vezes é tão facil duvidar...é tao facil esquecermo-nos das verdadeiras razoes porque fazemos as escolhas mais importantes da nossa vida. Neste corre-corre, neste dia-após-dia, no sucessivo encadear de situaçoes, de mudanças...às vezes é tão fácil esquecermo-nos do motivo de tudo.
Como o meu director de Oncologia me disse um dia: "O mais importante é o que te fez chegar aqui, o começo de tudo. É esse começo que não podes perder nunca..."
I promise ...
"...Gostava de escrever sobre a dor. As diferentes cores da dor. Quando, no Hospital em Nova Iorque, todos os dias, o cancro levava os nossos meninos, eu olhava os olhos de Mary, enfermeira, mulher e anjo, e perguntava-lhe: "e a dor?onde a pomos?", sabendo que já não havia espaço para mais. No nosso coração, afectos, esperança, ilusão, apertavam-se davam espaço, para que a dor, no meio, se aconchegasse, ombro a ombro, no mesmo plano, com o mesmo valor. Para o chão atirávamos a esperança, de seguida varriamos a poeira da fé. Às vezes estava tão cansado, tão cansado... A Mary é irlandesa e tem uma fé inabalável. Confrontada com a crueldade de Deus, dizia que decerto estava muito ocupado, num Universo tão vasto, que até Ele, por vezes, se distraia...
... A dor comia bocadinhos de nós. Partes de mim deixaram de existir. A certeza que fica é que para a vida valer a pena é necessário amar e ser amado, e ter muito cuidado com o cristal de que os outros são feitos. Os outros sim, porque nós somos de aço. Excepto, claro, quando choramos.."
Nuno Lobo Antunes
Sem comentários:
Enviar um comentário